Nossa história e Proposta

Queremos contribuir para uma aprendizagem inovadora.

Para onde caminhamos na educação

Nossa História e Proposta

 

Ao longo de mais de 20 anos, nós da Neo4max Tecnologia Educacional,  observamos a evolução da tecnologia e de metodologias para o uso na área da Educação, porém com pouca aderência por parte dos professores e alunos, por diversos motivos.

 

Para alguns, o entrave foi a dificuldade de conhecimentos técnicos. Outros, esbarraram no alto custo da implantação. Existem também diversas ferramentas tecnológicas, mas que não interagem entre si de forma a agregar valores a todas, como blog e redes sociais, softwares de autoria ou ainda, programas específicos para o uso de lousa digital interativa ou a plataforma disposta para o Ensino à Distância.

 

Neste momento, surge, a partir da observação e experiência proporcionadas por anos de atuação na área de tecnologia educacional em instituições de ensino publico e particular, a plataforma APRENDIZAGEM ABERTA, parte integrante do nosso Projeto de APRENDIZAGEM ABERTA.

 

Esta ferramenta vem agregar as práticas interessantes, que poderiam potencializar o ensino-aprendizagem e solucionar a falta de um instrumento apropriado para a implementação de novos métodos, já utilizados em algumas escolas como a sala de aula invertida, o Designer de Currículos e um processo de avaliação mais moderno e eficaz.

 

A Plataforma Aprendizagem Aberta vem com a perspectiva de solucionar ou propor alternativas para essas questões, com uma interface amigável, disponível em todos os tipos de equipamentos de acesso e mobile,  além de gratuito ou investimento baixo.

E há outro quesito: a Aprendizagem Aberta entende as mudanças de hábitos e atitudes da sociedade, no geral, e em especial dos alunos,  que estão permanentemente conectados, por diversos assuntos, mas principalmente buscando encontrar a resposta certa e rápida às suas diversas dúvidas.


A Neo4max sabe das várias práticas educacionais de grande importância e que, para cada uma, há a necessidade de um consenso apropriado, e temos o objetivo de abordar, trazer questionamento, propor alternativas, com os iniciativas  específicas que temos:

 

1 - Plataforma APRENDIZAGEM ABERTA

Ambiente Virtual de Aprendizagem permite  o acesso, autoria, compartilhamento, recombinação de recursos educacionais, preferencialmente com licenças autorais flexíveis (creative commons), atividades de avaliação com correção automática e geração de relatórios de desempenho e dificuldades orientando o processo educacional individual ou coletivo, além de promover interação entre estudantes e educadores através área de comentários, de envio de dúvidas ou solicitação de auxilio online. Permite a integração com outros sistemas ampliando as possibilidades de uma educação moderna e conectada.

 

Versão Essence : Gratuito:

  1. Acesso Aberto conteúdos educacionais sem a necessidade de estar "logado"  

  2. Acesso ao ambiente interno com painel de controle individual e funcionalidades personalizadas:

 

Versão Interact

 

2 - Apps APRENDIZAGEM ABERTA

Com o uso dos aplicativos mobile (app)   pode-se atingir um desempenho muito melhor utilizando os recursos do dispositivo movel  (celular ou tablet). A experiência do usuário é muito superior ao do  navegador web do aparelho  Também permite o uso de algumas funcionalidades sem estar conectado a internet ou rede Wi-fi.

 

3 - Site Aprendizagem Aberta

O site www.aprendizagemaberta.com.br tem quatro finalidades:

  1. disponibilizar a comunidade educacional uma fonte confiável de conteúdos educacionais abertos e gratuitos

  2. mostrar as potencialidades e funcionalidades da Plataforma Aprendizagem Aberta (versões Essence e Interact) com o uso efetivo e real.

  3. canal de comunicação, divulgação e distribuição da plataforma

  4. espaço para troca de informações da comunidade Aprendizagem Aberta

 

4 - Projeto APRENDIZAGEM ABERTA

O Projeto APRENDIZAGEM ABERTA, tem como objetivo revitalizar o processo, procedimentos e paradigmas da educação, através conceitos e métodos atuais com apoio de tecnologia em rede e em consonância com o PNE - Plano Nacional de Educação

 

Algumas ações propostas:

- Difundir o conceito de Aprendizagem Aberta

- Troca de informações entre educadores

- Registros de ações implantadas com sucesso no Brasil e no Mundo

- Notícias sobre o tema

- Palestras de divulgação e esclarecimentos

- Capacitação de educadores

- Eventos educacionais

- Elaboração de planos de ação

- Projetos estruturados para implantação da Aprendizagem Aberta

 

5 - Coleção Neoeducare ( em desenvolvimento)

A Coleção Neoeducare é mais uma das iniciativas da Neo4max e consiste na criação de Recursos Educacionais Abertos (textos, imagens, vídeos games) para o uso gratuito diretamente na plataforma Aprendizagem Aberta ou para ser copiado em seu equipamento e que interagem entre si, criando um "sistema" de ensino aberto. Uma alternativa aos livros didáticos tradicionais que tem alto custo. Nossa proposta é baseado na experiência do projeto folhas que originou o Material Didático Aberto.

 

 

Reflexão:

Um educador  com 15 anos de experiência já escreveu muitas vezes o mesmo conteúdo programático,, em diversas salas. Neste ínterim, nos valemos do questionamento  de que quão atraente foram suas aulas para despertar o interesse do aluno, tendo em vista que seria muito mais produtivo se o professor inserisse seu conteúdo em uma plataforma, no formato digital, e o tempo gasto na escrita na lousa, fosse utilizado para explicar e promover debates.

 

Situações como essa é que nos propomos a modificar com o Projeto APRENDIZAGEM ABERTA e/ou com o uso da Plataforma.