Ferramentas para estimular a análise crítica no ambiente escolar

O senso crítico é uma característica que começa a ser desenvolvida no período escolar e se desenvolve ao longo da vida, com base em leituras e observação do mundo a volta. Pensando em um imediatismo, os primeiros contatos com novas visões são fundamentais para que o aluno consiga escrever boas redações nos vestibulares que irá prestar, visando começar a construção da carreira profissional.
Estimular o senso crítico, no entanto, não é um procedimento fácil e demanda muito esforço pessoal. Confira ferramentas que podem te ajudar:
 
 
Esse site conta com uma seleção de jogos capazes de estimular a lógica de cada um, como palavras-cruzadas e caça-palavras. Além de poder construir os próprios desafios, você pode resolver os preexistentes, aumentando seu vocabulário pessoal. Os problemas exigem muita concentração dos alunos, mesmo que de uma maneira divertida, aumentando os níveis de rendimento.
 
A ferramenta serve para que os alunos façam mapeamento dos pensamentos, com o objetivo materializá-los. Assim, fica mais fácil para o estudante conectar todas as opiniões que têm sobre o mesmo assunto e aumentam as chances de criar senso crítico sobre o mesmo.
 
Esse site é uma boa alternativa tanto para os alunos desenvolverem o pensamento crítico, como para os professores acompanharem o desenvolvimento deles. A plataforma permite que os estudantes realizem leituras e respondam questões sobre elas, para se certificarem de que entenderam. Além disso, um dos grandes diferenciais é permitir que possam responder perguntas discursivas e não apenas de múltipla escolha.
 
O site fornece jogos relacionados a diversas áreas do conhecimento, como história, geografia e biologia. Assim, os estudantes desenvolvem o pensamento crítico se divertindo, além dos professores poderem controlar o acesso dos alunos.
 
Por meio dessa ferramenta o aluno é capaz de criar apresentações nas quais é mais fácil visualizar os tópicos sobre um assunto. Assim, conseguem ter uma visão geral sobre o mesmo, criar pensamentos críticos sobre ele e ter um rendimento mais alto.
 
 
Fonte: 
http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2015/06/18/1126967/sites-estimular-pensamento-critico-alunos.html