Todos unidos por uma educação inovadora
Ferramentas de compartilhamento de conteúdos, autoria, gestão e avaliação da educação
A melhoria da qualidade da nossa educação é, de longe, o maior desafio a ser vencido pelo nosso País. Só com uma educação de qualidade poderemos vir a ter o Brasil que sonhamos. Para conquistarmos esse objetivo, precisamos de planos e ações efetivas.
O segredo é simples! Criatividade, inovações no projeto pedagógico e uso de tecnologias educacionais com conceitos atuais, como por exemplo, Recursos Educacionais Abertos e Aprendizagem Aberta.
Vivemos atualmente um momento fecundo de possibilidades, com bases legais mais avançadas e com a mobilização estratégica dos setores públicos e de atores sociais importantes neste cenário, além de recursos tecnológicos em rede que permitem o acesso aberto aos conteúdos educacionais, a colaboração, o compartilhamento e autoria coletiva para construção de processos educacionais mais democráticos.
A plataforma parte integrante do Projeto APRENDIZAGEM ABERTA, é uma proposta para facilitar e inovar no uso das tecnologias que nos permite realizar aprendizagem de formas diferentes de antes e em sintonia com as praticas da sociedade moderna e conectada. Seus módulos e funcionalidades estão em total consonância com a Lei 13.005 de 25 de junho de 2014 que instituiu o PNE - Plano Nacional de Educação.
A plataforma proporciona uma educação moderna através um conjunto de propostas com alguns grandes eixos que se integram, se complementam, se combinam: acesso a conteúdos educacionais abertos através de dispositivos com acesso a internet, autoria de alunos e professores, recombinação de conteúdos, geração de conteúdos personalizados e regionais, avaliação em tempo real, e, não menos importante, a formação dos profissionais da educação para a organização de atividades inovadoras em sala de aula e fora dela através de dispositivos móveis.
Aprendizagem Aberta e Educação Pública
Mesmo antes da PNE (Plano Nacional de Educação) - que incentiva o uso de softwares livres e recomenda a adoção de Recursos Educacionais Abertos - várias iniciativas foram implementadas na educação publica com tais conceitos.
Livro Didático Público e Projeto Folhas
- O estado do Paraná criou a coleção do Livro Didático Público escrita por professores da Rede Publica através do Projeto Folhas. Os livros tem licença aberta o que permite seu uso, cópia e reprodução livremente e sem custo. Os livros foram adotados inclusive por escolas particulares devido a alta qualidade do material. Confira a coleção e leia entrevista de Mary Lane Hutner
Educopédia
- No municio do Rio de Janeiro a secretária da educação desenvolveu uma plataforma licenciada pelo Creative Commons CC-BY. para publicação de aulas digitais abertas Conheça a plataforma Educopédia
Curriculo+
- A Secretária Estadual de Educação do Estado de São Paulo através do Programa Novas Tecnologias – Novas Possibilidades desenvolveu a Plataforma Currículo+ para disponibilização para sugestões de conteúdo digital (vídeos, animações, jogos digitais, simuladores, infográficos e áudios) como recurso pedagógico complementar, selecionados segundo o Currículo do Estado de São Paulo por meio de um processo contínuo de construção coletiva com educadores da Rede. Navegue pelo ambiente online.
Projeto GENTE
- "Tecnologia invade sala de aula na Rocinha e muda processo de aprendizado." Projeto extremamente inovador que mesmo distante da realidade da maioria das escolas publicas e particulares, no mostra que uma educação moderna é possível e serve de uma reflexão para darmos os primeiros passos rumo a educação do futuro. Veja o vídeo (Melhor visualização com navegador Chrome)
Projeto Lei REA - Nacional
- No âmbito nacional está em tramitação o Projeto de Lei do REA que institui que todo material adquirido pelo poder público deve ter licenças flexíveis. Confira o PL 1513/2011 e acompanhe seu andamento na Câmara dos Deputados
Projeto Lei REA - Estado do Paraná
- No estado do Paraná o Projeto de de Lei 185/2014 tem a seguinte súmula:
Institui política de disponibilização de forma livre de Recursos Educacionais comprados ou desenvolvidos por subvenção da Administração Direta e Indireta Estadual
Projeto Lei REA - Distrito Federal
- O Projeto de de Lei 1832/2014 do Distrito Federal tem como justificativa:
O objetivo desta proposição legislativa é inserir o Distrito Federal na luta pela transformação da política pública de acesso a recursos educacionais financiados com orçamento público, compartilhando a visão de uma educação inclusiva e de livre acesso.
Decreto 52.681 do Município de São Paulo - Materiais Educacionais
- Decreto 52.681/2011 da cidade de São Paulo, define que todos os materiais e livros didáticos disponibilizados pela SME estão licenciados com licenças de uso flexíveis. Saiba mais sobre o Decreto
Poderíamos enumerar uma série de iniciativas, inclusive de outros países, mas a intenção é mostrar que não estamos sozinhos ao abraçar a causa da Aprendizagem Aberta. A plataforma permite a efetivação dos projetos acima descritos e muito mais.
Projeto APRENDIZAGEM ABERTA e o PNE - Plano Nacional de Educação
Tanto a plataforma Aprendizagem Aberta como o projeto APRENDIZAGEM ABERTA estão em um alinhamento virtuoso e articulado com as metas propostas. Nesse sentido apontamos algumas das estratégias previstas e a relação com a nossa proposta:
Recursos Educacionais Abertos
- Selecionar, certificar e divulgar tecnologias educacionais… preferencialmente, como recursos educacionais abertos REA (metas 5.13 e 7.12 - PNE)
Os módulos de repositório e autoria tem em sua estrutura a opção de armazenamento/publicação/compartilhamento/criação com uso de licenças flexíveis Creative Commons para efetivação dos Recursos Educacionais Abertos
Material didático suplementar
- Ampliar programas e aprofundar ações de atendimento aos estudantes por meio de programas suplementares de material didático-escolar (meta 7.17 - PNE).
O repositório (biblioteca online) da plataforma oferece a possibilidade de toda a comunidade ter acesso, além do material utilizado oficialmente pela Rede de Ensino, e de outros materiais criados ou inseridos por professores, alunos, outros educadores e colaboradores ou do acervo municipal proporcionando o contato com formas variadas de pensar e argumentar sobre um determinado assunto;
Inovação na Educação
- Fomentar o desenvolvimento de tecnologias educacionais e de práticas pedagógicas inovadoras (meta 5.4) -
Os módulos de Flipped Classroom (sala de aula invertida) e Educação Hibrida aliado ao acesso por qualquer dispositivo móvel são práticas inovadoras e com ótimos resultados para a aprendizagem
Formação e treinamento
- Promover e estimular a formação inicial e continuada de educadores com o conhecimento de novas tecnologias educacionais e práticas pedagógicas inovadoras, (meta 5.6) -
Temos uma equipe multidisciplinar para formação (tecnológica e dos novos conceitos da educação), acompanhamento e suporte para educadores
Pisa e as tecnologias educacionais
- Melhorar o desempenho dos alunos da educação básica nas avaliações da aprendizagem no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes - PISA ( meta 7.11)
Obs. A partir de 2018 o PISA também avaliara conhecimentos tecnológicos, e para isso é fundamental, além das ações pedagógicas, o estudo e aplicação da tecnologia por parte dos alunos e professores na chamada vida digital
Tecnologias educacionais móvéis
- Promover a utilização pedagógica das tecnologias da informação e da comunicação; (Meta 7.15),
Sem desmerecer os outros instrumentos pedagógicos a tecnologia pode ser melhor aproveitada com a Plataforma Aprendizagem Aberta que foi desenvolvida junto com professores e com operação simplificada, sem a necessidade de maiores conhecimentos de tecnologia